Política vem da palavra grega polis, que significa cidade. Para os gregos, a finalidade da vida política era a justiça na comunidade.
A idéia de justiça se refere a uma ordem que regula, julga e pune as ações dos seres humanos. A justiça é a lei e a ordem do mundo. Então podemos perceber que a política é, também, a arte de governar, de administrar os destinos da cidade.
A política foi inventada pelos gregos e os romanos, na tentativa de organizar melhor a propriedade das terras dos homens, a urbanização da cidade e a sua divisão territorial. De alguma maneira os gregos e os romanos procuraram definir certos traços específicos que caracterizavam a invenção da política:
• Separaram autoridade pessoal do chefe de família e o poder impessoal publico (a coletividade)
• Separaram autoridade militar e poder civil, subordinando a primeira ao segundo;
• Separaram a autoridade religiosa do poder dos leigos;
• Criaram a idéia e a lei como expressão da vontade coletiva e pública (direitos e deveres dos cidadãos);
• Criaram instituições e funções públicas (taxas, impostos e tributos);
• Criaram o espaço político público (Assembléia Grega e Senado Romano).
Percebemos, então, que a política envolve a vida em sociedade, o modo como os seres humanos vivem juntos e dividem um determinado espaço, um determinado tempo, as riquezas que a sociedade produz, a cultura que dá uma característica para cada comunidade de que fazemos parte. Desenvolve-se um estudo interdisciplinar visando elucidar as condições que permitiram, em alguna momentos da trajetória de nossa espécie, o surgimento, florescimento e supreção de relações que podem ser consideradas políticas. Cada época formula, a partir de suas concepções antropológicas, o que considera possibilidade e limites humanos para a ação política. Para demonstrar esta hipótese, a tese examina a evolução das concepções de natureza e/ou condição.
A pesquisa pode discutir quatro momentos-chave na história das praticas políticas:
1. O período mostra que, com a passagem do nomadismo para o sedentarismo, nossa espécie conheceu uma queda na sua condição de vida e a perda da autonomia dos membros da comunidade, bem como a perda, para a imensa maioria.
2. A invenção grega da política. Ela mostra que os habitantes das fileis gregas inventaram uma prática social nova, cristalizada em instituições especificas. Nelas, o poder era partilhado no interior de uma comunidade de cidadãos.
3. A invenção moderna da política. Do Renascimento ao Iluminismo, a idéia de que os seres humanos podem tentar moldar seu destino pessoal, modificar as instituições, conter arbítrios.
4. A crise da política moderna, examinando as tendências que apontam no sentido de sua supressão, tento pelo solapamento das bases estado nacional, quanto pelo crescimento das tendências de mecanização e determinação sistêmica crescente da existência humana. Empreendido este diagnóstico, finalizamos procurando rastrear o que podem ser as tendências que apontam no sentido de uma nova invenção da política.
domingo, 4 de outubro de 2009
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2 comentários:
devia ser mais extenso esse texto!!
um lx tirei 0 no trabalho
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